Se tem menstruações, então provavelmente já ouviu falar na copa menstrual. Este é um novo (relativamente) produto de higiene íntima para “aquela altura do mês”, o que dá a quem menstrua mais uma opção para além dos tradicionais pensos e tampões. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como funciona a copa menstrual. Como sou da opinião de que devemos falar destes assuntos abertamente, aqui vão algumas FAQs e respostas.
Quem pode utilizar a copa menstrual?
Qualquer pessoa com a menstruação pode usar a copa menstrual, mesmo que ainda conserve o hímen. A maioria das marcas tem vários tamanhos de copas menstruais e geralmente a recomendada para adolescentes que ainda não iniciaram a sua vida sexual é o tamanho S (o mais pequeno). O que nos leva à seguinte pergunta...
Como escolher o tamanho da copa menstrual?
Para quem já iniciou a vida sexual mas ainda não teve filhos, recomenda-se o tamanho M. Se já passou por um parto, então adequa-se o tamanho L. No entanto pode haver excepções a estas regras, especialmente se tiver períodos com fluxo abundante. Se é o seu caso, então pode experimentar o tamanho seguinte.
A copa menstrual é higiénica?
Esta é uma das perguntas mais comuns sobre a copa menstrual. Sim, a copa menstrual é higiénica, completamente segura e hipoalergénica. A maioria das marcas usa materiais hipoalergénicos semelhantes ao das chuchas dos bebés. Outras marcas, como a OrganiCup usam materiais sem químicos e vegan.
Durante quanto tempo posso usar a copa menstrual?
A copa menstrual está pensada para durar 12 horas - o que é uma grande vantagem em relação aos pensos e aos tampões (nunca se esqueçam que estes últimos nunca devem estar dentro do corpo mais do que 4 horas, pois são potencialmente letais). Nos dias de maior fluxo pode ser mais confortável trocar antes, mas tudo depende do ciclo de cada pessoa.
Como limpo a copa menstrual?
Para que a copa menstrual seja realmente higiénica, o ideal é limpar com água fervente antes de cada novo período. Depois das 12 horas, há pessoas que preferem apenas passar por água e colocar novamente em vez de lavar com água a ferver, mas é sempre recomendado desinfectar. Algumas marcas já vendem toalhitas próprias para o efeito, de forma a facilitar todo o processo em casas de banho públicas!
0 comentários:
Enviar um comentário