Cabelos longos e saudáveis: dicas dos cabeleireiros para cuidados em casa

domingo, 20 de agosto de 2023


Se quer manter os cabelos longos e saudáveis, com um brilho incrível, fique connosco! Aprenda as 5 melhores dicas dos cabeleireiros para cuidar do cabelo em casa, manter a cor e evitar tão temido efeito “palha de aço”. 


1. Use sempre um protector térmico


A principal dica para manter os cabelos longos e saudáveis depois daquele corte ou daquela coloração perfeita é usar sempre um protector térmico. Gosta de alisar o cabelo em casa? Use sempre protector. Quer usar o difusor para definir os caracóis? Ponha protector térmico em abundância. Vai secar o cabelo, pura e simplesmente? Protector.


Aliás, evitar o secador é um cuidado fundamental para evitar os cabelos secos. Por isso, sempre que puder, tente secar o cabelo ao natural (e há tantos produtos que pode usar para modelar o cabelo assim!). Se não dispensa o acabamento com o secador, então reduza o número de vezes por semana que lava o cabelo. 


2. Evite as tintas de supermercado


Uma das principais dicas dos cabeleireiros para manter cabelos longos e saudáveis é evitar as tintas de supermercado. Não vale a pena ter ilusões: todas as tintas danificam o cabelo, embora o dano seja quase sempre proporcional à quantidade de oxidante necessário. Por isso, não é recomendável pintar o seu cabelo 2 tons mais claros do que o tom natural.


No entanto, como as tintas de supermercado são “universais”, fazem ainda pior. Por vezes, acaba por usar mais oxidante do que o necessário e danifica mais o cabelo! Portanto, o ideal é ir a um cabeleireiro pintar ou, pelo menos, comprar material de gama profissional. Procure aqui cabeleireiros por todo o país, por exemplo cabeleireiros em Gaia.


3. Faça uma máscara de hidratação


Uma grande dica para cuidar dos cabelos em casa é fazer uma máscara de hdiratação pelo menos uma vez por semana, especialmente se tem cabelo muito seco ou pintado (já que os químicos, infelizmente, acabam sempre por ressequir os fios). Sem a hidrtatação apropriada, é muito difícil ter cabelos longos e saudáveis!


Se não gosta de espalhar máscaras por todo o cabelo e esperar que façam efeito, pode usar ampolas para hidratar o cabelo. O ideal é escolher uma boa marca (como a Kérastase ou a Olapex) e produtos próprios para o seu tipo de cabelo, especialmente se quer “reavivar” o cabelo depois de tratamentos agressivos (alisamento, pintar, etc). 


4. Não lave o cabelo todos os dias


Outra dica para manter os cabelos longos e saudáveis é não lavar o cabelo todos os dias. Embora possa parecer contra-intuitivo, porque associamos o banho e as lavagens à nossa higiene e até ao brilho do cabelo, graças a anos e anos de anúncios sobre produtos nutritivos e que revitalizam o cabelo. 


No entanto, lavar o cabelo elimina os nossos óleos naturais. Por isso, se lavar o cabelo em excesso, vai destruir o brilho natural do cabelo. Se tem cabelo muito oleoso, tente pelo menos lavar em dias alternados ou a cada dois dias. Pelo contrário, se tem o cabelo muito seco, basta lavar 1 a 2 vezes por semanas.


5. Tenha cuidado a desembaraçar 


A forma como desembaraça os seus cabelos também influencia a saúde dos seus fios. Se tem um cabelo liso ou ligeiramente ondulado, o ideal é passar o pente antes de lavar o cabelo ou quando já está parcialmente seco. Se os desembaraçar enquanto os fios estão molhados, ficam mais frágeis e vai notar mais queda do cabelo.


Por outro lado, se tem cabelos encaracolados, pode desembaraçar e desatar os nós com um pente apropriado para caracóis enquanto lava o cabelo. Assim, retira só os cabelos soltos que estão presos entre a sua cabeleira. Lembre-se que nunca deve sentir dor ao desembaraçar o cabelo: se está desconfortável, experimente outro tipo de pente.


Recapitulando: evite secar o cabelo a altas temperaturas, não lave o cabelo mais vezes do que o necessário, desembarace com cuidado, use produtos hidratantes e tenha cuidado ao escolher as tintas para cabelo. Se seguir estas dicas, de certeza que o seu cabelo vai agradecer!


0 comentários:

Enviar um comentário