Alergia aos acáros? Saiba como eliminar os ácaros de vez

segunda-feira, 15 de abril de 2019



São invisíveis, mas nem por isso os conseguimos ignorar. Para quem sofre de alergias, a chegada da Primavera é um verdadeiro pesadelo. Um dos principais culpados são os ácaros, que teimam em fazer dos nossos colchões e sofás um hotel. Se todos é alérgico aos ácaros, conheça as formas de os eliminar definitivamente de sua casa. 




1. Trocar as almofadas com regularidade


Comprou o colchão quando comprou a mobília? Já não se lembra de quando comprou a almofada? Então, é mau sinal. Ao fim de dois anos, um terço do peso da almofada é formada por ácaros. Portanto, convém trocar as almofadas pelo menos a cada dois anos. 




2. Lavar a colcha e as almofadas a seco 


Lavar a almofada na máquina todas as semanas não é a solução. Isto porque os ambientes húmidos são favoráveis ao ácaros! Claro que é bom lavar a roupa de cama e as almofadas, mas deve preferir a lavagem a seco. 




3. Prefira almofadas e colchas sintéticas


Não há nada com um bom casaco ou uma colcha de penas. O problema é que as penas e as plumas são um hotel de luxo para ácaros e fungos. Quem é alérgico deve preferir as colchas sintéticas - que, de qualquer forma, acabam por ser tão quentes como as verdadeiras.




4. Use a luz do Sol


Os ácaros podem passar para os nossos pijamas ou para a roupa de cama. Claro que não vai lavar toda a roupa a seco, mas pelo menos deixe-a secar ao Sol. Os ácaros não gostam de ambientes secos! Depois, aspire as suas almofadas para matar os bichinhos mais resistentes.




5. Limpe a sua máquina de lavar


Alguns fungos conseguem sobreviver na sua máquina de lavar. A forma mais segura de evitar a recontaminação ao lavar a roupa na máquina é limpar a própria máquina. Muitas máquinas já têm um programa de auto-lavagem que ajuda a completar esta tarefa.




6. Carpetes: obrigado, não


As carpetes e os tapetes dão uma sensação de conforto e calor à casa, mas não são os seus maiores aliados. Deve aspirar sempre os tapetes muito bem, e mesmo assim o mais provável é que não consiga eliminar todos os ácaros. Prefira tapetes de pêlo-curto ou retire os tapetes de casa.




7. Vinagre


Não há artigo sobre limpeza de casa que não fale no vinagre. Por bons motivos! Misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água e use esta mistura caseira para limpar estofados, atoalhados e até os tapetes. Pode eliminar até 87% dos ácaros de forma muito económica.

0 comentários:

Enviar um comentário